Cerro Largo TEM!

Bem-vindo a Cerro Largo, 13 de dezembro de 2017 | 11:15

Agricultores de Cerro Largo recebem aprovação para Certificação Orgânica

Com a opção de produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e de insumos químicos, o Grupo de Produtores Orgânicos do Comandaí, do município de Cerro Largo, reuniu-se na última terça-feira (17/01) para receber a visita de técnicos de diversas instituições e agricultores em suas propriedades e avalizar a Certificação Orgânica.

O processo de Certificação Orgânica é coordenado na região, através da Rede Ecovida de Agroecologia Núcleo Missões e é concedido através da certificação participativa, que é um sistema solidário de geração de credibilidade, em que a elaboração e verificação de normas de produção ecológica são realizadas com a participação efetiva de agricultores e consumidores.

O coordenador do Núcleo Missões, Ademir Ribeiro do Amaral, relata que nesta região é realizado o processo de certificação através de Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade – OPAC, que é um sistema de avaliação da conformidade de processos, produtos e serviços com determinadas regras e busca a maior participação possível dos agricultores interessados. Este tipo de certificação atende aos critérios estabelecidos pela Instrução Normativa nº 46, de 6 de outubro de 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), explica Ademir.

O consumo de hortaliças e frutas teve um aumento crescente nos últimos anos e a exigência do consumidor cresce na mesma proporção. O alimento de base de produção agroecológica é considerado mais rico em nutrientes e mais saudável e faz parte do cotidiano das pessoas que buscam maior qualidade alimentar, ressalta Marita Minetto, Tecnóloga em Desenvolvimento Rural da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, que acompanhou a visita.

Para o jovem agricultor Maurício Kasper, produzir uvas de forma orgânica é um desafio, porém o resultado nesta safra foi muito satisfatório. As uvas receberam proteção para garantir a sua qualidade e chegam à mesa dos consumidores através da comercialização direta.

Juntamente com Maurício outras quatro famílias de agricultores do município receberam a aprovação para ter a Certificação de Conformidade Orgânica para seus produtos e, após encaminhada a documentação, receberão seu certificado através do MAPA, com a validade de um ano.

Participaram da visita os revisores do município de Porto Xavier e Santa Rosa, técnicos da Rede Ecovida de Agroecologia Núcleo Missões, técnicos da Emater/RS-Ascar, representantes da Rede Missioneira da Agricultura Familiar – REMAF e agricultores envolvidos no processo.

Fonte:

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

 

 

Cerro Largo TEM!

Tel. 55 98113 0916    .    cerrolargotem@gmail.com

Proibida a reprodução ou utilização parcial ou total de qualquer imagem (foto) ou texto deste site. Todos os direitos reservados a VDC Produções